Título: O Segredo Do Meu Marido
Autor: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Ano: 2014

Sinopse: Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O Segredo do Meu Marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos.

O livro nos apresenta três distintas mulheres cujas vidas são entrelaçadas de uma forma que elas nem imaginam. Cecilia é uma típica dona de casa, com a vida dos sonhos. Com três lindas filhas, um marido bonito e bom, e um emprego de meio período que ajuda nas despesas, mas não a faz se desfazer dos afazeres domésticos. Mas sua vida de tranquilidade e toda a sua rotina são drasticamente alterados quando ela descobre uma carta escrita pelo marido há um bom tempo atrás, enquanto mexia em alguns documentos em seu "arquivo".
A outra mulher da história é Tess, uma mulher do século XXI, que dirige seu próprio negócio com o marido e sua prima-irmã, além de cuidar da casa, do casamento e de seu filho. Uma notícia bombástica porém, desestrutura essa família. Quando sua prima, Felicity e seu marido, Will decidem lhe contar que estão apaixonados, Tess não pestaneja, e volta para a casa de sua mãe em Sidney, junto com Liam, seu filho, onde pretende ficar até que as coisas se ajeitem dentro dela mesma, e entre os dois "pombinhos". Caso que ela acredita que será passageiro, e que, quando acabar, tudo poderá voltar ao normal. Até que re-encontra seu ex-namorado, Connor, e um sentimento diferente começa a surgir entre eles.
Por fim, o livro também nos apresenta Rachel, uma senhora cuja vida foi tragicamente marcada pela morte da filha, Janie, com 17 anos, encontrada morta em um parque, aos pés de um escorregador, com um casaco lhe cobrindo e um terço na mão. Janie fora morta estrangulada há cerca de cinquenta anos, e o seu assassino nunca fora encontrado. Isso transformou Rachel numa mulher vazia, cujo brilho nos olhos sumira desde o dia da morte da filha, o que piorou ainda mais quando seu próprio marido também faleceu, deixando seu filho caçula, Rob, crescer por si só.

O Segredo Do Meu Marido é um livro narrado em terceira pessoa, sendo o tipo de narrador, o narrador-onisciente, conhecendo todos os personagens, todo o enredo, e sabendo das emoções e pensamentos destes. Por este motivo, a leitura foi muito fácil, pois podíamos enxergar todos os lados da história, e conhecer melhor os personagens, o que também facilita nossa empatia por eles.

O livro foi o primeiro que eu li da autora, mas já é o quinto livro lançado por ela, e alcançou o primeiro lugar entre os mais vendidos do The New York Times em apenas duas semanas após seu lançamento (Skoob). Tendo sido lançado em 2013, veio para o Brasil somente este ano, e alcançou grande públido aqui também, além dos outros 20 países para os quais teve seus direitos de publicação vendidos.

Confesso que o começo da história demorou semanas para ser lido, mas não pela narrativa, não pela história, nem por nada do tipo, mas porque eu particularmente não consegui me concentrar totalmente na história desde o início. Mas fiquem tranquilos, creio que o mesmo não irá acontecer com vocês.
Não posso falar muito sobre o livro, mas o principal da história, ou seja, o segredo do marido de Cecilia é revelado da metade para o final do livro e, a partir de então, tudo começa a se encaixar e, ao mesmo tempo em que nos alivia saber finalmente esse segredo, também nos deixa angustiados por ser..... bom, não posso, não posso, não posso falar mais nada, porque com certeza vou dar um spoiler, isso se já não dei... hahaha, mentirinha não dei não! Bom, leiam e saberão!!

Depois do último capítulo fiquei com aquela sensação de uma história mal acabada, porque não foi mostrado um desenrolar da história que já tinha atingido seu ápice, mas ainda não fora concluída. O epílogo porém veio para sanar todas essas dúvidas (as minhas pelo menos), e posso garantir que traz uma revelação surpreendente!

Com uma capa que remete à história do livro, o que eu só percebi depois de estar lendo, esse é um daqueles livros que nos surpreendem, nos prendem e nos emocionam.
Recomendo!

Beijinhos!

"Quando os perversos se multiplicam,multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a ruína deles" Pv 29:16


Deixe um comentário